quarta-feira, 22 de junho de 2011

Renascimento

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650.Os artistas e intelectuais deste movimento buscavam inspiração na antiga cultura greco-romana(é dessa inspiração que se atriui o nome renascimento). 

Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis ralizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.  Entre  os fatores que influenciaram o crescimento deste movimento destacan-se:

*Desenvolvimento da imprensa
O alemão Johann Gutenberg (1400-1468) desenvouveu o processo de imprenssão com tipos móveis de metais, o que representou um grande passo para a divulgação da literatura em maior escala. Através da publicação das obras, passaram a divulgar os ideais humanistas do renascimento.


*Mecenas
Algums pessoas  ricas estimularam e patrocinaram  o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas. Entre essas pessoas, conhecidas como mecenas encotravam-se banqueiros, monarcas e papas.


O ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. 

Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI.

A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio onde a intensa circulação de riquezas e idéias promoveram a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas famílias comerciantes da época, como os Médici e os Sforza, realizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas. A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.

ARQUITETURA
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.

Principais características:
 * Ordens Arquitetônicas
 * Arcos de Volta-Perfeita
 * Simplicidade na construção
 * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
 * Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares)

O principal arquiteto renascentista:

Brunelleschi - é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Entre seus mais importantes trabalhos, estão cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Cúpula da catedral de Florença


PINTURA

Principais características:

* Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
  
* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

* Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

Os principais pintores foram: 

Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.
  
O Nascimento de Vênus.

  A Primavera 


Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: A ultima ceia e Monalisa.

A última ceia

 Monalisa
 

Michelângelo  - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. 
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família

Teto da Capela Sistina
 Sagrada Família
Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.
Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manhã.

A Escola de Atenas
Madona da Manhã

ESCULTURA
 
Com a volta dos papas da cidade de Avinhão para Roma, eles re-adquiriram seu prestígio, em meados do século XV, e deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Sendo os papas protetores das artes, finciaram obras de grandes escultores onde se destacou Michelângelo, considerado o maior dos escultores da época. Algumas das obras deste grande artista são: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá.
 

Principais Características:
 * Buscavam representar o homem de forma ideal (simétrica)
 * Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
 * Profundidade e perspectiva
 * Estudo do corpo


Davi
 
Móises
 Pietá


Sobre Galileu Galilei:

Uma contribuição significativa as ciências foi dada pelo italiano Galileu Galilei, que  viveu entre 1564 e 1642. Ele se dedicou a física e a astronomia e foi responsavel por invenções como o teslescópio e o termômetro.
Aprofundando estudos de outros cientistas, Galileu Galilei comprovou a teoria do heliocêntrismo, segundo o gual a terra gira entorno do sol, sendo assim este o centro universo. O heliocêntrismo chocou-se com a teoria defendida até então pela igreja de que a terra era o centro do universo (geocêntrismo


Heliocêntrismo. (Galileu Galilei, teoria reascentista)


Geocêntrismo. ( teoria defendida pela a Igreja)


Video sobre: Galileu Galilei
Parte1
Parte2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10


Desenhos de anatomia:

Na busca dos ideais de beleza e de perfeição, muitos artistas dissecavam  cadáveres e estudavam sua anatomia, a fim de representar o corpo humano com o maior realismo possivel.

Leonardo Da Vinci:



 Percepção corporal

Video sobre: Leonardo da Vinci
 Parte1
 
Parte2

Parte 3

 Parte 4
 

FONTE: 
Navegando pela Historia, Silvia panazzo e Maria Luisa Vaz. 7°ano
história Global/ Brasil e Geral, Gilberto Cotrim, volume único
http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html
http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

 
 

Um comentário: